quarta-feira, 31 de março de 2010

Cinema itinerante está de volta


SUCESSO DE 2009 DE VOLTA
Agora é toda terça-feira...
A secretária de Cultura de Ipanema, professora Mara Godoy, informa que uma das melhores programações da sua secretaria, o Cinema Itinerante, está de volta, com filmes apresentados em várias partes da cidade e periferia. 
São filmes variados que levam entretenimento aos ipanemenses nas noites de terça-feira. Aqui a programação e os locais de apresentação do cinema itinerante.
O ator Célio Ferrabiamo é quem está à frente, contatando os locais de apresentação dos filmes, contando sempre com a colaboração dos moradores de cada local onde há exibição dos filmes.
E o Da Silva é o responsável pela projeção dos filmes em cada local...
Projeto Cinema Itinerante – 2010 
Horário: 20:00 hs.
Abril
06 /04 – Rua José do Patrocínio
13/04 – Rua Coronel Calhau
20/04 – Loteamento Nicolato
27/04 – Vila Vicentina
Maio
04/05 – Posto Rony
11/05 – Rua Bábara Heliodora
18/05 – Rua Chico do Álvaro
25/05 – Loteamento Vitor Hugo
Junho
01/06 – Loteamento São Francisco
08/06 – Avenida Anchieta
15/06 – Bairro das Irmãs
22/06 – Rua Genuíno
29/06 – Praça Nilo Morais
Julho
06/07 – Praça América
13/07 – Vila do Belim
20/07 – Rua Ipanema
=***=
PROERD
O Proerd - Programa Educacional de Resistências às Drogas, ministrado pelo 3º Sgt PM Obedes, iniciou seus trabalhos na comarca de Ipanema. Participam, neste primeiro semestre, cerca de 526 crianças do 5º ano (4ª serie) alunos das escolas E.E. Imaculada Conceição, E.E. Nilo Morais Pinheiro e E.M. Monsenhor Antônio em Ipanema, E.M. Ademir Laignier, E.E. Anita Garibaldi, E.E. Leanir de Assis Magalhães e E.E. Domingos Carelos em Pocrane, E.M. José Orácio de Menezes e E.M. Joaquim de Abreu, em Taparuba, E.E. Juscelino Kubstchek, E.M. José Olímpio, E.M. Vereador João F. de Assis, E.M. Presidente Vargas e E.M. Professora Neusa R. Nantes, em Conceição de Ipanema.
=***=
PESSOAS DESAPARECIDAS
Recebemos por e-mail, uma solicitação para localização de pessoas que não são contatadas há muito tempo e gostaríamos de que você, leitor do DeBolso nos ajudasse a enconhtrar ou, pelo menos, dar alguma informação que nos ajudasse a localizar algumas dessas pessoas. Quem escreveu foi a Micherli Feitoza Zavarize... Se você puder ajudar ligue para um dos telefones que ela cita ao pé da matéria ou envie e-mail para debolso@msn.com. Ela diz o seguinte: 
"Meu nome e Micherli Feitoza Zavarize e, juntamente com Lucy Leandro Marim, estamos a procura das irmãs da  Herondina Iandro Leandro conhecida como Dina. Nós moramos em Nova Venecia, no Espírito Santo ..
Os Irmãos da Herondina são Geralda, Efigenia, Maria, Rosa, Zoraide e Vantuil e os pais  se chamavam José Raimundo Leandro e  Maria Salvina Fagundes... A ultima vez que tiveram contato foi quando a minha avó tinha 15 anos, quando casou-se pela 1° vez com Antonio Cordeiro, e ficaram casados por cerca de 1. Ela nasceu em Conceição de Ipanema mas depois casou-se de novo com João Dutra e foi morar em Conceição do Capim onde as irmãs de João Dutra, que se chamam Lorita ,Bela e Maria tiveram uma parte de sua infancia junto com as irmãs da Herondina, hoje as irmãs de João Dutra moram em Nova Venécia, tambem.
A Geralda, ela lembra que era casada com Genuino Cordeiro  e os filhos dela se chamam Irene e Efigênia. A Maria  era casada com José Geraldo e tinha uma filha que se chamava Zeneide.
 A Rosa era casada com João Carias e não lembra se tinha filhos, e as outras irmãs eram solteiras na época e o irmão Vantuil, ela lembra que ja é falecido. Quem tiver alguma informação sobre essas pessoas, entrar em contato com os telefones : 
 (27) 3752-1183 (Marli)
 (27) 9828-2166 (Micherli)
 (27) 9938-7577 (Liene)
 (27) 9845-3816 (Luci) 
 (27) 3752-3020 (Micherli)
        Desde ja agradeço 
        (a) Micherli 
                      Nova Venécia ES"
=***= 
Modernização de Bibliotecas Públicas Municipais
A Fundação Biblioteca Nacional publicou no Diário Oficial da União do dia 23 de março (Seção 3, págs 10 a 14) a lista com as inscrições habilitadas e inabilitadas no Edital Mais Cultura de Modernização de Bibliotecas Públicas Municipais. A habilitação é a fase em que se verifica se as inscrições apresentam toda a documentação exigida e se cumprem todas as exigências do edital. Confira a lista com os Habilitados e os Inabilitados. 
A iniciativa deverá beneficiar 100 bibliotecas públicas em municípios com até 20 mil habitantes. Os projetos contemplados receberão kit composto de mil livros, mobiliários, almofadas, pufes, tapetes e telecentro digital com 11 computadores conectados à Internet banda larga.
O Ministério da Cultura divulgou a lista dos habilitados e inabilitados para o Edital Mais Cultura de Modernização de Bibliotecas Públicas Municipais. Por meio do Programa Mais Cultura, o Governo Federal está investindo R$ 3,2 milhões para melhor equipar as unidades localizadas em cidades com até 20 mil habitantes. Das 925 propostas inscritas, 453 foram habilitadas e, desse total, 100 serão selecionadas. Os projetos contemplados receberão kit composto de mil livros, mobiliários e itens de ambiência, além de telecentro digital com 11 computadores conectados à Internet banda larga, iniciativa em parceria com o Ministério das Comunicações.
O estado que teve mais propostas habilitadas foi Minas Gerais, com um total de 128 bibliotecas classificadas, seguido pelo Rio Grande do Sul, com 70, e São Paulo, com 66. A seleção final está prevista para o mês de abril. As relações, com os nomes dos proponentes, por município e unidade federativa, foram publicadas nesta terça-feira, 23 de março, no Diário Oficial da União (Seção 3, páginas 10 a 14).  Confira o Resultado de Habilitação.
Entre os nomes de Prefeituras citadas no Edital, a de Ipanema consta como uma das aprovadas. Confira:
EDITAL DE MODERNIZAÇÃO DE BIBIOTECAS PÚBLICAS
INSCRIÇÕES HABILITADAS
MG Heliodora PREFEITURA MUNICIPAL
MG Ibiaí PREFEITURA MUNICIPAL
MG Ibiraci PREFEITURA MUNICIPAL
MG Ijaci PREFEITURA MUNICIPAL
MG Indianópolis PREFEITURA MUNICIPAL
MG Ipanema PREFEITURA MUNICIPAL
MG Itaguara PREFEITURA MUNICIPAL
MG Itaipé PREFEITURA MUNICIPAL
MG Itanhandu PREFEITURA
MG Itanhomi PREFEITURA MUNICIPAL
MG Jacinto PREFEITURA MUNICIPAL
=***=
Curso de Jardinagem e Restauração
O Centro Cultural de Ipanema oferece curso de Jardinagem e Restauração, para interessados a partir de 16 anos. As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de abril. Os documentos necessários são: xerox da identidade e CPF, duas fotos 3x4 e o comprovante de residência. Mais informações ligue: (33) 3314-1028.
Pascoal é mestre em ensino de profissões e vai dar aulas para os interessados, na Casa de Cultura de Ipanema.
=***=

sexta-feira, 26 de março de 2010

DIREITOS HUMANOS


COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS 
OUVE DENÚNCIAS CONTRA POLICIAIS
A Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa de Minas Gerais esteve em Ipanema no dia 24 de março, e o presidente da Comissão, Deputado Durval Ângelo, comandou as ações iniciando quase que na hora prevista, com atraso de alguns poucos minutos... Após ser formada a mesa foram iniciados os trabalhos.
Sentaram-se lá além de Durval, o deputado Zé Henrique, o policial que estava sendo acusado de diversas irregularidades na sua atuação na função que exerce, um coronel e um major da Policia Militar de Minas Gerais, os presidentes das Câmara de Ipanema e de Pocrane, o juiz de Direito e o Promotor de Justiça da Comarca.
Foram ouvidas vários pessoas que fizeram denúncias graves contra o policial (conhecido como Branco) e mais dois colegas seus de farda (Otávio e Vicente) que não estavam presentes na ocasião e contra o detetive Lecimar, da Polícia Civil, lotado em Ipanema. A grande maioria disse que tinha medo de ser perseguida pelos policiais em questão pois, segundo os depoentes, todos são violentos e perseguidores, o que não condiz com a função de um policial.
Algumas pessoas até tentaram defender o policial presente à Audiência Pública, principalmente mulheres que disseram que seus filhos haviam saído do crime "porque o Branco deu um corretivo neles e eles mudaram de conduta" ao que o deputado Durval Ângelo aparteou para contestar e perguntar se ele era algum justiceiro ou coisa parecida...
Uma pessoa se apresentou com um cartaz considerado ofensivo aos deputados ali presentes e o presidente mandou que ele fosse enrolado pois ele não admitia ser chamado de desonesto bem como  o deputado Zé Henrque a quem ele respeita como parlamentar.
A maioria, como o presidente da Câmara de Pocrane, pediu que ele fosse tirado de Pocrane (o cabo da PM comanda o destacamento naquela cidade) pois desde que ele foi para lá até as crianças tem medo dele!
O Comandante da Polícia Militar da Região também esteve presente...
A procuradora do Município...
O Juiz de Direito e o Promotor de Justiça...
Um dos primeiros depoimentos foi de morador de Pocrane que disse ter sido agredido fisicamente pelo policial, dentro de um bar na cidade... 
O depoimento mais contundente foi de uma jovem de 17 anos... 
Ela contou que seu irmão foi agredido, após o policial que ali estava sentado ter arrombado o portão de sua casa, algemado seu irmão menor de idade, colocado o mesmo dentro de uma viatura, chamar o guincho e rebocar o carro do seu pai que estava na garagem e ele mesmo colocar no reboque, pois o motorista do guincho não quis fazê-lo porque não concordava com a ação do policial. Ela foi interrompida algumas vezes por Durval para saber se ele tinha algum mandado judicial para invadir a propriedade, se assustou quando  foi dito que o carro foi retirado de dentro da garagem pelo policial, entre outras... E mais acontecimentos foram anotados durante a reunião culminando com a leitura de uma carta (dossiê (?)) escrita pelo policial. Antes foi-lhe perguntado se a caligrafia era dele, se reconhecia sua assinatura e ele afirmou... Durante a leitura ele tentou desdizer algumas palavras mas foi questionado pois antes havia afirmado ser ele mesmo quem havia escrito... O salão da Câmara de Ipanema ficou pequeno para o grande número de pessoas que se fizeram presentes para assistir os depoimentos. Isso foi, resumido, o que aconteceu na reunião do dia 24, na Câmara Municipal de Ipanema.
Ouvindo a opinião do povo, nas ruas,  o que se pode deduzir é que ninguém em sã consciência pode admitir que paga o salário de um policial para nos garantir segurança use de truculência,  violência, abuso de poder na sua função, seja lá com quem for... Famílias mudaram-se de Ipanema em função do comportamento de alguns policiais. Outras, não. Por acreditarem que a Justiça ainda existe e que maus policiais sejam banidos da corporação ou removidos para outros locais ficam aqui!
É lógico que não são todos os policiais que se enquadram no perfil do policial em questão. Os que assim procedem são minoria, mas uma minoria que denigre a imagem que se tem de uma Polícia Militar respeitada, elogiada por todos os cantos desse nosso País e que serve de referência para outras polícias, em vários Estados brasileiros.
O que aconteceu em nossa cidade no dia 24 de março, foi um alerta para aqueles que pensam que estão acima da verdade e da justiça; aqueles que acham que podem invadir residências sem mandado judicial, que pensam que ninguém está atento ao que se passa por aqui. Os órgãos de defesa do cidadão -como ficou provado com a vinda da Comissão de Direitos Humanos- não estão omissos com relação ao cidadão comum, mas muito importante na sociedade... Não podemos esquecer que temos direitos, sim, mas também as nossas obrigações. Para exigirmos os nossos direitos devemos, também, cumprir com as nossas obrigações.
O comportamento do deputado Durval Ângelo, Presidente da Comissão dos Direitos Humanos da Assembléia Legislativa de Minas Gerais foi, irrepreensivel!
A esperança do povo, como se ouve nas ruas da cidade, é que policiais deixem de andar com seus carros cheios de irregularidades mas que multavam a torto e direito os carros na cidade. Muitas das vezes (tem quem prove) multa sob placas de trânsito que nem existem na cidade! Lógico que quem se sentiu prejudicado recorreu e teve a multa anulada. 
O povo diz: "Queremos segurança e não insegurança; queremos respeitar o policial e não ter medo dele; queremos que o policial desempenhe sua função policial e não de justiceiro!". Há várias denúncias de que pessoas são conduzidas e espancadas por policiais (algumas com sequelas enormes, precisando até de tratamento psicológico, como caso do deficiente físico citado na Audiência, que teve um braço quebrado pela truculência de um policial da cidade, e que não quer nem sair mais de casa, com medo!). O que a comunidade quer é segurança! Chega de violência!
As policias no mundo de hoje procuram se utilizar de meios mais eficazes do que pancadaria, tiros, agressões... Será que os nossos policiais estão recebendo esse tipo de instrução; agredir, atirar, violentar? As instruções na formação de novos policiais no 11º BPM é rígida e não se ensina essa prática. O que se vê lá é bem diferente. Se saem de lá e não aplicam o que lhes foi ensinado é outro problema. Alguem tem que fazer alguma coisa... Com urgência!  (Textos e fotos: Claudio Vianei - Jornal de Bolso).
*******
Leia também: Esportes - Coluna do Rádio
<<<***>>>

quarta-feira, 24 de março de 2010

VAI ACONTECER...

Curso de Jardinagem
Com o objetivo de profissionalizar pessoas, criando para elas oportunidades de se manterem no mercado de trabalho alternativo, um Curso de Jardinagem e Restauração está sendo oferecido pelo Centro Cultural de Ipanema, para interessados a partir de 16 anos. As inscrições devem ser feitas de 29 de março a 10 de abril, com os candidatos tendo que apresentar os seguintes documentos: xerox da identidade e CPF, duas fotos 3x4 e o comprovante de residência. O horário de atendimento é das 8 às 11 e das 13 às 17 hporas. Para melhores informações: ligue para 3314-1028.
Retiro Espiritual
A Sociedade São Vicente de Paulo, está convidando para o Retiro Espiritual do Conselho Central de Ipanema, no Salão Paroquial, com o tema "É tempo de refletir", dia 11 de abril, com início às 7 horas da manhã, com missa  na Matriz de Santo Antonio. Será cobrada taxa de inscrição no valor de R$ 3,00, para alimentação. Mais informações ligar para a Diretoria do Conselho Central de Ipanema nos telefones 9978-6303 falar com Lilian ou com Deusdete no 3314-1593.
***
***
Leia também: Empresários, Esportes, Opinião

sexta-feira, 19 de março de 2010


EM IPANEMA ENCONTRO 
DE CAFEÍCULTORES DA REGIÃO 
E EQUIPE DO CRUZEIRO...
Foi realizado no salão da Maçonaria o 1º ENCONTRO DE CAFEÍCULTORES DE IPANEMA E REGIÃO com a presença de membros da Emater, produtores rurais, secretários de governo e patrocinadores do evento. A abertura do ENCONTRO foi feita pelo prefeito de Ipanema, Dr. Julio Fontoura de Morais Junior, e contou com palestras e depoimentos de gente que entende do plantio e cultivo do café. Em especial foi sendo discutida a cultura do café conilon, que é pouco cultivado aqui na região.
A finalidade foi a de incentivar o plantio e cultivo de café conilon em nossa região, mostrando ao cafeicultor novas técnicas de plantio.
A abertura foi feita pelo prefeito Julio Fontoura, sob a atenção dos produtores da região e outros participantes...
Os convidados foram anunciados pela secretária de Cultura Mara Godoy...
Foi formada parceria entre a prefeitura de Ipanema com a EMATER e o Incaper... 
O produtor rural Betão e o secretário de Agricultura Toninho Evangelista...
E outros produtores como José Avelino, do Córrego da Bananeira...
Ertinho, do Córrego da Roça Grande, e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores rurais de Ipanema, José Francisco...
Robertinho Calhau, do Córrego de  Laranjeiras...
Tarcísio, técnico da Emater e Moacir, gerente do Sicoob...
O prefeito de Ipanema, Julio Fontoura, junto aos empresários do Café Zé Pedro, depois de um cafezinho feito ali mesmo...
Com representantes dos promotores deste Primeiro "ENCONTRO"...
...e em pose especial para o Jornal de Bolso com produtor da região, Dáuria, Madalena e Lecilda, todas funcionárias municipais... 
O Primeiro Encontro de Cafeicultores de Ipanema e Região, com a presença de vários produtores regionais foi sucesso e, espera-se que muito proveito se tire dessa primeira reunião.
Cruzeiro 2x1 Ipanemense 
Cerca de 5 mil pesoas compareceram na sexta-feira, 19,  ao Estádio Municipal 'Elson Barbosa de Faria' para assistir à partida de futebol entre as equipes do Ipanemense  x Cruzeiro (juvenil), de acordo com estimatuvas da PM. Foi uma festa!  
A torcida compareceu em massa ao estádio para apreciar a partida...
O jogo fez parte do encerramento do Primeiro Encontro de Cafeicultores de Ipanema e Região, acontecido no Salão Nobre da Maçonaria, com a presença de prefeitos da região, convidados, presidentes de Sindicatos de Trabalhadores Rurais e Patronais, cooperativas diversas e muitos produtores rurais.
Gustavo Corrêa junto com o prefeito Julio Fontoura e seu vice José Dias de Assis Jr, juntos torcendo pelo melhor resultado para Ipanema...
Vitor Hugo com garotada que também se fez presente, uniformizada...
Luiz Fernando Flores, o técnico que comandou os atletas do Cruzeiro, fez com que seus comandados tomassem a iniciativa do jogo logo no início. 
A equipe do Cruzeiro não teve moleza para ganhar o jogo, não!
Tentaram liquidar a partida de imediato e conseguiram envolver, durante alguns minutos, o time ipanemense, mas esbarraram na determinação dos nossos jogadores que de imediuato igualaram as ações e equilibraram a partida que passou a empolgaro público já que as duas equipes estavam o tempo todo em busca o gol. Teve até bola na trave no primeiro tempo. Mas ficou só nisso: Cruzeiro 0x0 Ipanemense.
O trio de arbitragem que comandou a partida...
Veio o segundo tempo o time cruzeirense, decidido, marcou o primeiro gol e logo a seguir o segundo, mas  os jogadores do Ipanemense não entregaram os pontos. Foram à luta e, de igual para igual, descontaram com um gol de Morumba, num bonito lance, determinando o placar final da partida, que levou ao estádio grande parte da torcida cruzeirense da cidade.
A equipe do Cruzeiro que enfrentou o Ipanemense...
Vale ressaltar a presença masculina e feminina jovem que foi torcer pelos seus times. Camisas do Cruzeiro, Atlético Mineiro e outros times fizeram o colorido da festa na partida de futebo que encerrou o Primeiro Encontro de Cafeícultores de Ipanema e Região.
(Texto de Claudio Vianei - Jornal de Bolso  
Fotos Claudio Vianei e Geraldo Fotógrafo)
***
***

quinta-feira, 18 de março de 2010

MORADA DO SOL... OU DE ESGOTOS A CÉU ABERTO?


MORADORES RECLAMAM PROVIDÊNCIAS 
DO PROPRIETÁRIO DO LOTEAMENTO
Moradores da Rua Paulo Cesar Corrêa de Faria, no Bairro Morada do Sol, que fica em frente à Estação de Energia da Cemig, na Avenida Sete de Setembro, saída para Caratinga, estão reclamando do esgoto que corre a céu aberto naquela rua. Nossa reportagem esteve lá e comprovou que realmente a coisa anda feia...
Como comprovam as fotos, poças de água estão ao longo da rua...
Assim como o esgoto que, além de estar correndo pelas laterais dali, exala um mal cheiro insuportável... Moradores reclamam uma solução a quem de direito e exigem que o proprietário do loteamento tome uma posição pois quando da venda dos lotes, receberam muitas promessas que não foram cumpridas. 
Em conversa com um dos moradores do bairro Morada do Sol, ele disse que o bairro está crescendo e que as autoridades deveriam tomar providências para sanar este e outros problemas que acontecem ali. Disse que é um cidadão consciente e que todos deveriam cobrar os seus direitos, desde que cumpram, também, a sua parte. Direitos e deveres devem ser cobrados de igual para igual.
Há várias obras no local e os caminhões, ao transitar pela rua e descarregar material de construção, acabam por ajudar a aumentar os buracos e espalhar ainda mais o esgoto que corre a céu aberto. O calçamento que foi feito está todo destruído e a rede de esgotos, ao que parece, sem ligação com a rede oficial do município, teria ficado cheia e agora está transbordando pela tampa de um dos tampões que dão acesso à rede.
A reportagem foi procurar saber sobre a legalização do loteamento na prefeitura e a informação que obtivemos é de que o mesmo é "totalmente legalizado" segundo o secretário de Obras, Eduardo. Ele disse, também, que as providências para solucionar o problema daquela rua estão sendo tomadas para serem executadas o mais rápido possível.
***

***
Leia também: Empresários, Esportes, Opinião

segunda-feira, 15 de março de 2010

Competência testada e atestada!

Duas profissionais e um só objetivo
Dra. Hyonala C. Rodrigues Costa e sua companheira Dra. Synthia Bertolace, ambas Fisioterapeutas, criaram a Interclin, com a finalidade de ocupar um espaço ainda não preenchido nesta área da saúde, para atender jovens e pessoas mais maduras, para que se recuperem de traumas ou movimentos que foram interrompidos por vários fatores alheios à vontade dos pacientes. A clínica foi montada na Praça Genuíno Napoleão Magalhães e tem recebido clientes de Taparuba, Ipanema e outras cidades da região.









O bom gosto da decoração logo na entrada e o bom atendimento por parte da atendente, sempre com um sorriso nos lábios, faz com que quem vai à clínica se sinta bem mais tranquilo, sem contar que a atenção da Dra. Hyonala para com quem vai atender tranquiliza ainda mais o paciente. Além disso, o uso de aparelhos de última geração utilizados nos tratamentos fazem da Interclin o local ideal para tratamento e recuperação de quem procura melhorar sua saúde.

São feitos tratamentos de alterações do eixo da coluna, pilates, RPG, neurologia, PSF, além de outros tratamentos para reabilitação. 
Vale a pena, antes de procurar outro lugar, passar na Interclin e conversar com as doutoras Hyonala Rodrigues Costa... 
e Synthia Bertolace...
E o atendimento é personalizado e eficiente.
Recentemente passou a integrar a equipe da Interclin a Massoterapeuta e Esteticista Facial Wérica S.  Mata. É ela quem explica que 'a massagem é um dos métodos mais simples e antigos da história. Ela pode aliviar tensões, relaxar músculos doloridos. acalmar e produzir uma sensação de tranquilidade, além de beneficiar sua saúde...'
Wérica diz que, 'além disso, a massagem pode proporcionar diversos e inúmeros benefícios estéticos como massagem redutora, modeladora, drenagem linfática e  massagem facial'!
(Claudio Vianei - Jornal de Bolso) - Visite: www.jornaldebolso.com
----------------------------------------------